Criar uma conta do Google Analytics

A primeira etapa é configurar uma conta do Google Analytics, a menos que você já tenha uma. Se você não quiser criar uma conta separada para esse site, pule para a etapa Criar uma propriedade. Por exemplo, convém criar outra conta se esse site pertencer a uma empresa diferente.

  1. Em Administrador, na coluna Conta, clique em Criar conta.
  2. Insira um nome para a conta. Defina as configurações de compartilhamento de dados para controlar quais informações você quer compartilhar com o Google.
  3. Clique em Próxima para adicionar a primeira propriedade à conta.



Criar uma propriedade

  1. Se você estiver continuando da etapa acima "Criar uma conta do Google Analytics", pule para a etapa 2. Caso contrário, siga as instruções abaixo.
    • Em Administrador, confira na coluna Conta se você selecionou a conta certa. Depois, na coluna Propriedade, clique em Criar propriedade.
  2. Insira um nome para a propriedade, como "Site da Minha Empresa Ltda" e selecione o fuso horário e a moeda do relatório. Se um usuário visitar seu site na terça-feira, de acordo com o fuso horário dele, mas ainda for segunda-feira no seu fuso horário, a visita contará como ocorrida na segunda-feira.
    • Se você escolher um fuso que tenha horário de verão, o Google Analytics fará os ajustes automaticamente. Use "Horário de Greenwich" se não quiser seguir o horário de verão.
    • A alteração do fuso horário só afeta dados posteriores. Se você mudar o fuso horário de uma propriedade existente, notará um período sem atividades ou um pico nos dados, causados ao adiantar ou atrasar o horário, respectivamente. Os dados do relatório usarão o fuso horário antigo por um curto período depois que você atualizar as configurações, até que os servidores do Google Analytics tenham processado a mudança.
  3. Clique em Mostrar opções avançadas (abaixo dos campos de configuração da propriedade).
  4. Ative a opção Criar uma propriedade do Universal Analytics.
  5. Insira o URL do site. Selecione o protocolo (http ou https).
    A maioria dos hosts de domínio aceita apenas caracteres UTF-8 em URLs. Use caracteres desse tipo ou punycode para símbolos e qualquer caractere não UTF-8 (incluindo cirílicos) no seu nome de domínio. Tente usar um conversor de punycode caso precise de ajuda.
  6. Nesse ponto, escolha a criação de uma das seguintes opções:
    • Uma propriedade do Google Analytics 4 e outra do Universal Analytics. Essa opção:
      • configura uma propriedade paralela do Google Analytics 4 que coleta dados junto com a propriedade do Universal Analytics. Depois que você adicionar a tag da propriedade do Google Analytics 4 ao seu site, os dados serão enviados às duas propriedades. Você pode alternar entre as propriedades usando o seletor de propriedade ou a página de administração;
      • estabelece uma conexão entre as duas propriedades que permite migrar as configurações da sua propriedade do Universal Analytics para a do Google Analytics 4 posteriormente.
        Como identificar cada propriedade: se você nomeou sua propriedade como "Exemplo" na etapa 2, a propriedade do Universal Analytics será chamada de "Exemplo (UA-1234567)", e a do Google Analytics 4 será chamada de "Exemplo – GA4 (98765432)".
    • Somente uma propriedade do Universal Analytics. Escolha essa opção se você quiser apenas uma propriedade do Universal Analytics.
      Se você precisar de um ID de acompanhamento "UA-", escolha essa opção.
  7. Clique em Próxima e insira as informações da sua empresa.
  8. Clique em Criar.

Aceite os Termos de Serviço do Google Analytics e a Emenda sobre processamento de dados, se solicitado, e clique em Concluir.



Fonte: https://support.google.com/analytics/answer/10269537?hl=pt-BR