O NCM organiza e classifica os itens em categorias, desde as genéricas até as mais específicas.

Nesse sentido a função do NCM é determinar a natureza de uma mercadoria para que então seja feita a classificação fiscal dele.

A partir disso são definidas as alíquotas para os produtos conforme a classe às quais pertencem, facilitando o cadastro e identificação da tributação.

O NCM influencia diretamente no recolhimento do ICMS, PIS e COFINS sobre uma mercadoria, além de ser responsável por identificar os itens que possuem algum tipo de incentivo fiscal, alíquotas diferenciadas, reduções, isenções e afins.



Para parametrizar o sistema vou estar encaminhando uma planilha para que seja preenchida as regras fiscais, pois essas informações refletirão no seu sistema no momento da emissão das NF-es. Nesse processo habilitamos um novo recurso no sistema de vocês chamado Revisão de NCM de Produtos que será utilizado no processo parametrização. 


1. Recurso "Revisão de NCM de Produto" através desse recurso vocês conseguiram corrigir os  NCM's que encontram-se incorretos e vazios.
(Em anexo deixo uma planilha com NCM's atualizados em 2021.)

Como utilizar o recurso?

1.1 No módulo Fiscal você encontrará esse recurso, vide imagem:



1.2 Faça o download da planilha clicando sob o botão "Produtos com NCM Incorreto/Vazio", vide imagem:




1.3 Será feito o download de um arquivos chamado "produtosncm.csv" basta abri-lo no Excel e informar o ncm correto dos produtos na coluna "ncm": 




1.4 Realizada essa correção salve o arquivo e faça o upload no recurso "Produtos com NCM Incorreto/Vazio", vide imagem:



Feito isso todos os ncm que encontravam-se incorretos no sistema serão atualizados.

2. Após a atualização dos NCM's  realize o download do cadastro dos seus produtos para visualizar os ncm's existentes e as origens. Esse download pode ser realizado através do recurso Download de Produtos CSV. 



3. Preenchimento da planilha de impostos com as devidas orientações da contabilidade, em anexo deixo exemplo do preenchimento da planilha. Deve ser indicado para qual loja a regra se aplicará na coluna, o "NCM" do produto, "UF Origem" estado onde encontra-se a filial, "UF Destino" para onde essa regra se aplica, os demais campos deverão ser preenchidos com as alíquotas dos impostos.
O campo 'Origem' deverá ser preenchido conforme o cadastro do produto. Lembrando que poderão haver várias regras para um mesmo NCM umas vez que o que diferencia cada um será a sua origem. 

Lembrando que seria ideal o preenchimento de alguns e realizarmos a conferência.