Primeiramente, é necessário ter a impressora (seja ela fiscal ou não) devidamente configurada, ou seja:


  • Utilizando um driver funcional
    • Instale-o à partir do CD que veio com o produto na caixa ou verifique a última versão disponível no site do fabricante.


  • Efetuando testes de impressão com sucesso no seu sistema operacional
    • Abra o Windows Explorer e navegue até "Painel de Controle\Hardware e Sons\Dispositivos e Impressoras", clique com o botão direito do mouse sobre a impressora desejada e selecione a opção "Propriedades da Impressora". À partir da tela que aparecerá, clique no botão "Imprimir Página de Teste".
    • Caso a sua impressora tenha um software proprietário que contenha a funcionalidade de impressão de páginas de teste, utilize-o também.


  • Compartilhada na rede local se necessário
    • Siga as instruções do passo anterior mas selecione a aba "Compartilhamento" após abrir a janela de propriedades da impressora. Em seguida, marque os campos "Compartilhar esta impressora" e "Processar trabalhos de impressão em computadores cliente" e defina um nome simples (sem espaços ou caracteres especiais) para a impressora em questão. É importante seguir a observação mencionada na classificação do nome da impressora pois este nome será usado em um arquivo de script na sequência.


Considerando que o seu cenário atenda as demandas acima, baixe e descompacte o arquivo no anexo desse artigo em seu diretório "C:\". Logo, o conteúdo descompactado (pasta) terá o caminho "C:\Proxy" no seu computador.


Agora, siga os passos abaixo:


  1. Abra o diretório Proxy.
  2. Localize o arquivo "imprime.bat".
  3. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção "Editar".


À partir daqui você perceberá que o arquivo "imprime.bat" será aberto com o bloco de notas do seu sistema operacional. Note a linha à seguir no documento:

  • "Type %1 > \\%COMPUTERNAME%\nome_da_impressora".

Perceba a parte final dessa linha de comando:

  • "(...)\nome_da_impressora".

Substitua a parte destacada acima pelo nome configurado para a sua impressora, nas propriedades da mesma. Caso o nome seja "zebra", a expressão final será:

  • "Type %1 > \\%COMPUTERNAME%\zebra".

Para finalizar, pressione a tecla Enter no final da expressão para haja uma quebra de linha:

  • "Type %1 > \\%COMPUTERNAME%\zebra".

Representação final da expressão:

No próprio bloco de notas, clique na opção "Arquivo" e selecione "Salvar" (não utilize a opção "Salvar como..."). O arquivo deverá ser salvo no diretório "C:\Proxy" e constar como um arquivo batch (de extensão ".bat").


Por fim, a configuração do script estará realizada e você poderá validar isso gerando um arquivo de impressão (seja uma etiqueta de produto ou cupom fiscal) e arrastando ele sobre o script. Nesse momento, aparecerá uma tela preta no seu computador e a impressão será iniciada.


Conforme há uma grande possibilidade de que você precise fazer diversas impressões por dia, você pode criar uma associação entre os arquivos de impressão gerados pelo sistema (desde que sejam utilizáveis com a impressora possuída) e a impressora em si, automatizando o processo de baixar e imprimir os arquivos mais facilmente. Para isso:


  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo imprimível gerado pelo seu sistema.
  2. Selecione a opção "Abrir com...".
  3. "Selecione outro aplicativo".
  4. À partir da nova janela aberta na tela, marque o filtro "Sempre usar este aplicativo para abrir arquivos(...)" no rodapé dessa janela.
  5. Desça a tela para visualizar as últimas opções.
  6. Clique em "Mais aplicativos".
  7. Dentre as outras opções que aparecerão na tela, desça a tela mais uma vez e selecione a opção "Procurar outro aplicativo neste PC".
  8. Navegue até o diretório "C:\Proxy" e escolha o arquivo de script ("C:\Proxy\imprime.bat") como a aplicação que abrirá os arquivos imprimíveis.
  9. Confirme todas as caixas de diálogo para fechá-las.


Agora, o script contém as informações da impressora e o seu sistema operacional possui o vínculo dos arquivos de impressão com a impressora em si. Gere os arquivos de impressão através do sistema e os abra no sistema operacional; a impressão dos arquivos será iniciada imediatamente.